MP viabiliza equipamentos para monitoramento de fauna em Morro do Chapéu

Redator: Assessoria de Imprensa*

O Ministério Público estadual, por meio da Promotoria de Justiça especializada em Meio Ambiente, com sede em Jacobina, viabilizou a aquisição de quatro equipamentos fotográficos do tipo Trap pelo projeto Bichos de Morro, realizado por professores e estudantes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, campus de Cruz das Almas. Os recursos para a aquisição provêm de transações penais e termos de ajustamento de conduta. 

M2E120A1L0-1006.4669799-58.5270004

A ação, que faz parte do projeto de pesquisa intitulado “Levantamento da Mastofauna de médio e grande porte no Parque Estadual Morro do Chapéu”, é coordenada pelo professor Gustavo Schacht, e tem como objetivo conhecer as espécies de animais silvestres existentes no Parque Estadual, bem como na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) que está em processo de criação em seu entorno. Além disso, os pesquisadores querem compreender como essas espécies estão distribuídas na região, que possui intensa atividade humana e econômica. 

Segundo o professor, os resultados a serem obtidos com o projeto certamente fortalecerão a necessidade de conservação destes espaços naturais e, preliminarmente, já foram observadas espécies ameaçadas de extinção, que possuem funções ecológicas muito importantes. A intenção é que os dados do projeto sejam divulgados para a população de Morro do Chapéu e, em geral, através do perfil @bichosdemorro no Instagram, servindo para atividades de Educação Ambiental e para a elaboração de documentos técnicos, que possam ser úteis para fortalecer as ações de conservação na região. 

O projeto conta com apoios como o Ministério Público Estadual da Bahia, Prefeitura de Morro do Chapéu, o Instituto Pró-Carnívoros (Programa Amigos da Onça), Instituto Água Boa e INEMA. Atualmente estão instaladas na área 22, equipamentos fotográficos.

* Com informações de Gustavo Schacht

Cecom/MP – Telefones: (71) 3103-0446 / 0449 / 0448 / 0499 / 6502

Pular para o conteúdo